segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Células-Tronco, Bioética e Direito


Britânico e japonês ganham Nobel de Medicina por pesquisas com células-tronco

Cientistas foram premiados por estudos, com mais de 40 anos de diferença, que descobriram o potencial das células maduras de se transformar em células-tronco pluripotentes, que dão origem a todos os tecidos do corpo

células-tronco
Pesquisadores descobriram que, ao manipular o DNA no núcleo de células maduras, elas poderiam se tornar células-tronco pluripotentes. (Thinkstock)
Os cientistas John B. Gurdon, da Inglaterra, e Shinya Yamanaka, do Japão, foram agraciados nesta segunda-feira com o Prêmio Nobel de Medicina de 2012. Suas pesquisas foram responsáveis por descobrir, com 40 anos de diferença, que células maduras e especializadas poderiam ter seu estado revertido e se transformar em qualquer célula do corpo.
O britânico John B. Gordon descobriu há 50 anos que a especialização das células era reversível. Em sua pesquisa, ele substituiu o núcleo celular dentro do óvulo de um sapo pelo núcleo de uma célula intestinal madura. Como o óvulo se desenvolveu de modo normal, ele provou que o DNA da célula madura e diferenciada ainda continha as informações necessárias para desenvolver todas as células do corpo.
Em 2006, o japonês Shinya Yamanaka foi mais longe. Enquanto na pesquisa de Gordon era necessário introduzir o núcleo de outra célula, Yamanaka conseguiu fazer com que células maduras de ratos fossem reprogramadas para voltarem ao estágio de células-tronco. Ao introduzir apenas uma pequena quantidade de genes, ele conseguiu reprogramar as células especializadas, e acabou criando o que ficou conhecido como célula-tronco pluripotente induzida. Essas descobertas mudaram a visão dos cientistas sobre a especialização celular, e deram origem ao desenvolvimento de diversas novas terapias.

O que temos que refletir quanto a isto? Muito.

Discussões sobre embriões humanos e pesquisas com células-tronco estão na agenda do Direito e da Bioética a muitos anos. Diversos estudiosos, das mais distintas áreas do saber, se debruçam sobre todos os temas que estão envolvidos nestas temáticas. Assim, refletir quanto ao Estatuto do embrião, criopreservação de embriões em clínicas de reprodução assistida, técnicas de fertilização, diagnósticos pré-implantatório, etc, é estudar as novas demandas do Direito. 

Desta discussões, nascem tantas outras... Reflexos nas questões de direito de família e direito sucessório.

Assim, o direito como história, cultura e sociedade, deve estar atento as novas e atuais demandas que batem às portas em busca de soluções.

Estamos longe de ter um consenso, mas é necessário a reflexão e o conhecimento, na busca de alternativas que possibilitem um avanço. 

Fonte: Matéria da Revista Veja, também disponível através do link http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/britanico-e-japones-ganham-nobel-de-medicina-por-pesquisas-com-celulas-tronco, nos traz os nomes das personalidades premiadas com o Prêmio Nobel de Medicina 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário