segunda-feira, 30 de maio de 2011

Três Cidades Perto do cèu

Em Três Cidades Perto do Céu, Luciana Tomasi relata seu encantamento com as diferentes formas de viver com fé e sabedoria dos orientais


Artes e Ofícios: Qual a razão de escolher Srinagar, Rishikesh e Katmandu?
Luciana Tomasi: O Artur Veríssimo, que é um repórter paulista do jornalismo gonzo (TRIP, GOL), que já foi 20 vezes para a Índia e muitas vezes para o Oriente, recomendou para mim e para minha companheira de viagem este roteiro. Disse que, se optássemos por fazer uma nova viagem para o Oriente, não poderíamos deixar de conhecer estes três lugares que são muito especiais em beleza e espiritualidade. Também são três lugares onde o Himalaia tem presença marcante, em diferentes expressões da natureza. Na época do ano que escolhemos, que foi o mês de abril, a montanha tem pouca neve em Srinagar, muito verde em Rishikesh e muita neve no Nepal. Como Artur já tinha feito o maravilhoso roteiro de viagem de meu outro livro “Um Spa na Índia” pelo Rajastão, confiamos nele e nos demos muito bem na escolha.

AeO- Por que você acha que estas três cidades devem ser conhecidas ainda nesta vida, mesmo sendo absolutamente sincera ao reconhecer que são problemáticas em vários aspectos para quem as visita?
LT - Se tu vais para o Oriente, tens que esquecer momentaneamente o teu alto nível de higiene, de comunicação e de atendimento nos diversos serviços. Tudo pode demorar, vir incompleto, ser sujo. Se quiseres fazer uma viagem indiana asséptica demais, ficando a maioria do tempo em um hotel cinco estrelas norte-americano ou inglês, é melhor ficar em Londres ou Nova Iorque, porque vais gastar na viagem e não vais conhecer o mundo real destas culturas. Tu tens que ir para as ruas e estradas, fazer contato com todos, provar comidas e chás. Isto pode te acarretar problemas, surpresas e, ao mesmo tempo, uma despadronização de teus valores ocidentais. Exatamente aí reside a magia de entender diferentes formas de pensar a vida. A partir desta comunicação, tu começas a revisar teus conceitos sobre tudo. Algumas coisas fúteis passam a ter muito menos importância no teu cotidiano. Como são cidades muito fortes espiritualmente, alguns turistas mais sensíveis começam a perceber que tem algo de especial em estar ali e conviver com aquele povo. Muitos viajantes chegam e não querem mais embora. Por esta razão, os vistos indianos são caros e de curta duração.

AeO - Como um visitante deve se aproximar destas cidades no que toca à sua preparação, à sua atitude e às suas expectativas?
LT - Atualmente tu podes agendar tudo pela internet. Mas se tu quiseres a ajuda de uma boa agência, tem escritórios de viagens especializados no Oriente que escolhem o hotel, translado com guia e principais passeios. Tu podes fazer a viagem mesmo sozinho, que não há problema. Sempre tem alguém para conversar contigo em inglês. E o melhor: não tem a violência urbana diária do Brasil. Em seis viagens para a Índia que já fiz, nunca tentaram me roubar nada. Mesmo deixando lindos calçados no chão e bolsas cheias nos armários das entradas dos templos, ninguém toca. Tem ainda as excursões organizadas para quem curte, o que não é o meu caso. Também, tem muita gente viajando em grupo de amigos.
São viagens para quem gosta de aventura e não é muito medroso. A atitude de educação no contato, como em qualquer lugar, faz toda a diferença. Chegar com um sorriso, falando macio, com as palavras mágicas (por favor, com licença, desculpa e obrigado) faz toda a diferença. Se chegar estressado, grosso, falando alto, como vi muitos brasileiros fazendo no exterior, tu estás ralado, pois tudo vai dar errado e o indiano trava no atendimento.

AeO - Como você vê o Himalaia junto a estas três cidades do ponto de vista físico e do espiritual para seus moradores?
LT - A natureza para eles é Deus. Tudo que existe no mundo, que parte da natureza, foi feito por Deus e deve ser admirado como tal. Eles rezam todo o dia para a natureza, seja para uma vaca, para o sol ou para as flores. O Himalaia é uma das expressões máximas da natureza pela sua grandiosidade e imponência. Para os hinduístas, os deuses vivem todos no Himalaia. Os sadhus (homens santos renunciantes) estão todos em meditação no Himalaia, nas cavernas, criando energia positiva para combater o que a humanidade faz de porcaria no cotidiano. Tu encontras os sadhus, que são muitos e magros, quando eles descem para buscar água no Ganges, com seus baldinhos de cobre, alguns totalmente nus.

AeO - Até que ponto a mistura das religiões mantém tantas etnias e classes sociais aparentemente em harmonia?
LT - O indiano nunca te pergunta de que religião tu és, o que tu estás fazendo dentro do templo deles, se está rezando direito. Tirando o sapato e não estando nas “regras”, pode entrar em 90 por cento dos templos no país. Tem japoneses, alemães, franceses, americanos e israelitas dentro dos templos, em meio às rezas, com exceção dos muçulmanos que frequentam somente suas mesquitas. Já os indianos não frequentam as mesquitas. Os hinduístas acham o máximo tu prestigiares as festas religiosas deles. Eles acham auspicioso este interesse dos estrangeiros pelos valores hindus.
A questão das classes sociais é bem mais complicada, pois eles acreditam que se o indiano nasce para ser pária (a mais baixa classe), ele tem que se conformar, pois foi Deus quem quis assim. E o pária, em sua maioria, também concorda com este pensamento e vive feliz na sua paupérrima condição. Mesmo assim, é possível o casamento de pessoas de classes diferentes, embora pouco usual.

AeO - O consumo, o garoto com a camiseta do Nirvana, a foto de Che numa
vitrina, as mulheres que oram do lado de fora das mesquitas, o lago que encanta com a lua mas que recebe todos os dejetos, a fé absoluta: qual o futuro que você enxerga para estas cidades e suas pessoas?
LT - A globalização, com a consequente perda da diversidade, está chegando aos poucos, bem de mansinho, no subcontinente. Consigo observar muitas mudanças nestes últimos dez anos em que tenho ido à Índia. A questão maior do momento é a entrada violenta da TV a cabo com os filme norte-americanos. Assim como eles têm que evoluir e não passar o tempo todo assistindo musicais artisticamente muito simples feitos em bollywood, as meninas jovens em Bombaim já querem se vestir como as adolescentes dos Estados Unidos. As propagandas ocidentais vão se espalhando muito rápido e estimulando o consumo. A internet está direto no trabalho e em muitas casas. Os celulares aumentam o tempo todo nos trens, ônibus e ruas. Mas ainda tem cidades no interior que te lembram dos pastores na época do nascimento de Cristo, onde nada parece ter mudado.
Tem poucas mesquitas em que as mulheres podem ficar juntas com os homens. Os muçulmanos gostam de separar os sexos na hora da reza, pois dizem que a união no mesmo ambiente tira a concentração em Deus. As mulheres devem vir de lenço para não chamar muita atenção do público masculino. Muitas já usam jeans e roupa contemporânea. As mais velhas são as mais cobertas.
Nos templos e nas ruas, as indianas deixam a cabeça destapada, mas não mostram pernas nem ombros. Mas podem mostrar a barriga se quiserem. As ocidentais entram de qualquer jeito, mas se tiverem de pernas de fora ou roupa colada, vão chamar muita atenção dos homens.
A questão da poluição da água nas três cidades é violentíssima e assustadora. Não parece que vai melhorar minimamente em curto prazo, só tendendo a piorar. Não se vêem campanhas de saneamento e cuidados na televisão, mas tem vários toques nos jornais. Quando tu passas por Delhi, para seguir viagem para outros destinos, a cidade está irrespirável no momento.
A questão da fé é que segura a onda da não-violência, quando não parte para o fanastimo. É também o que controla muito o baixíssimo consumo de álcool e drogas.
Vejo um futuro promissor para a Índia e também para o Nepal porque o desenvolvimento destes países na internet é imenso. Os cérebros indianos são disputados pelos ocidentais já quando estão saindo da faculdade. Também indianos e nepaleses não são preguiçosos. Eles trabalham muito e, mesmo se não tem trabalho, andam de um lado para o outro em busca do que fazer. Os indianos alegam que consomem muita pimenta e pouca carne, por isto a grande agilidade.


AeO - A resistência pacífica ao opressor: como você vê a questão do Tibet sendo tratada na Índia e no Nepal? Até quando haverá paciência para esperar pela liberdade e pelo fim da censura e das mortes aos tibetanos?
LT - Não tem um dia na vida dos tibetanos no exílio em que eles não lembrem , seja na reza, fala ou pensamento, que estão fora de sua terra e que suas famílias e monges foram dizimados. Eles consideram os chineses uns monstros. A questão é que os monastérios foram destruídos em sua grande maioria, suas casas reabitadas e muitas famílias tibetanas seguiram na cidade e convivem com os chineses. Têm tibetanos espalhados por toda a Índia e Nepal. O fato do Dalai Lama também estar exilado vivendo na Índia, atenua um pouco a situação do povo por estarem juntos ao seu líder. Os hinduístas e nepaleses também admiram muito o Dalai. Não vejo como próxima a volta dos exilados porque os chineses não querem nem ouvir falar no assunto. São 52 anos de exílio e muitos já morreram de velhos. Nesta manifestação pacífica que filmei, os tibetanos cantam mantras 24 horas por dia para pedir ajuda para sua situação. É muito emocionante e única a forma de os tibetanos expressarem sua infelicidade.

AeO - Qual a consciência de sua importância como pólos de turismo e de
Reflexão que você viu nestas cidades?
LT - Na Índia, eles adoram os turistas por causa da entrada de divisas. Tu és visto como um cofre ambulante. Os pobres mendigam o tempo todo (não os muçulmanos). Mas mesmo quando tu não dás dinheiro ou não compra nos mercados e lojas, eles estão satisfeitos com a tua presença. Querem saber do teu país, sempre com as mesmas perguntas. Adoram que tu compareças nos casamentos e aniversários deles, pois os ocidentais trazem sorte, segundo eles. O governo indiano ganha muito dinheiro com a liberação dos vistos de entrada e os europeus compram muito ouro, tapetes, esculturas e mandam entregar na Europa. É muito barato em comparação com os preços ocidentais e os artigos chegam inteiros no destino. Os hotéis de alto luxo, sem comparação com o Ocidente em termos de arquitetura de interiores, estão sempre cheios. Os indianos têm consciência da importância da Medicina deles (ayurveda) e dos ensinamentos do yoga, mas o governo e os empresários querem que a Índia seja reconhecida pelo seu grande potencial econômico. Muitos desprezam exatamente a sua maior riqueza que é a tradição do ensino ancestral do yoga.
Em Katmandu, os moradores nem te olham direito e não fazem a mínima força para serem agradáveis. A cidade é cheia de montanhistas, alpinistas e exploradores ocidentais, sempre subindo e descendo do Himalaia. O povo parece estar cansado dos turistas, mas sabe que ganha muito com o turismo.

AeO - Os Beatles abriram, para o mundo ocidental, a realidade de uma sociedade até então fechada, ou aberta para muito poucos. Com a morte do Maharishi e o consequente abandono de seu ashram em Rishikesh, o que ficou desta revelação, inclusive para os moradores e próximos?
LT - Os indianos não parecem ter maiores informações sobre os Beatles e principalmente de tudo que se passou em Rishikesh. Eles sabem que os monges começaram a migrar para o Ocidente e que passaram a ficar muito ricos. Como as terras do Maharishi hoje em dia pertencem ao governo, por causa de uma grande briga sobre impostos, tudo está até hoje intocado, com exceção da depredação. Eles não parecem ter interesse em fazer nada no local no momento, mas acho que vão acabar fazendo, pois é inigualável e personalíssima a beleza do lugar. Se fosse nos EUA, seria mais um parque temático, com direito a dormir nas casinhas de meditação, pagando muito bem. Para o turista comum, Rishikesh não agrada muito, pois é uma cidade que não tem álcool nem carne à venda, com rede hoteleira precária.

AeO - Você uniu um sincero e apaixonado relato de viagem com informações
objetivas sobre yoga. É possível que alguém que não saiba nem mesmo respirar direito aprenda um pouco deste manancial numa viagem como essa?
LT - Sim. Apesar de já ter muito conhecimento de yoga, pois já estudava e praticava há 15 anos, quando fui para Índia aprendi muito nas pequenas aulas de que participei, nas diversas cidades que visitei. Principalmente com um mestre de 80 anos em Delhi. Também tem o pessoal mais radical que se interna em ashrams (centros de hinduísmo com pratica de yoga e meditação intensiva) e fica lá por um bom tempo até se espiritualizar profundamente ou abandonar de vez a prática. Nunca tive oportunidade, nem tempo, nem abnegação suficiente para me hospedar em um ashram. Acho que quando ficar mais velha conseguirei.

AeO- Os sons, os sabores, as massagens, a questão cármica e da consciência, o equilíbrio do ser humano consigo mesmo, suas crenças e seus lugares: como
trabalhar estes fatores mesmo sem poder viajar para 3 cidades perto do céu?
LT - Fazendo aula de yoga e meditação (a meditação faz parte do yoga) no Brasil, onde já existem excelentes escolas, já dá para o ser humano conseguir uma boa paz de espírito e desenvolvimento da consciência para as coisas que realmente interessam na vida. Ouvir boa música indiana, como os mantras cantados, e também a música erudita, é muito recomendável para a purificação do espírito. A leitura de livros sagrados, de experiências de yogues antigos e atuais, relatos de professores, tudo ajuda na busca pela chamada consciência interior. Tu não precisas virar um monge para melhorar tua vida no cotidiano, mas pequenas mudanças no estilo de vida, como comer menos carne ou nenhuma, beber pouco ou não beber, reciclar, tratar bem dos bichos e preservar a natureza, já produz um bom karma. A escolha de um estilo de vida mais simples também é importante neste caminho. O cigarro e os barbitúricos atrapalham demais, principalmente na questão da respiração yogue, no pranayama. A meditação diária muda tua vida um pouco a cada dia. Ela é o mais fundamental em todo este processo

Um comentário:

  1. Cara Melissa. Agradecemos pelo carinho em reproduzir em seu espaço a entrevista da nossa autora, Luciana Tomasi, postada no site da editora Artes e Ofícios, sobre seu livro Três Cidades Perto do Céu - Srinagar, Rishikesh, Katmandu, recentemente lançado. abraços
    Maristela Bairros - jornalista - assessora de imprensa da editora Artes e Ofícios

    ResponderExcluir