terça-feira, 21 de junho de 2011

Manual de mães e pais separados



Manual de Mães e pais Separados é uma obra escrita pelo empresário, Marcos Wettreich. Um presente para os pais e mães que estão se separando ou já separados mas que continuam encarando uma série de novos sentimentos e situações desconhecidas.
Acabei de ler e recomendo.


O autor ainda trás técnicas de negociação que aprendeu em Harvard, para conseguir uma separação amigável e de maneira que possa proteger os filhos deste momento tão delicado.




De acordo com Wettreich, os livros de psicologia abordam os motivos que levam os casais a se separarem, mas não o melhor caminho de como a separação deve ser feita. Esta percepção o fez colocar em prática técnicas de negociação aprendidas ao longo de sua carreira como executivo e empresário.


Além do enfoque psicológico e de negociação, o livro ainda apresenta dicas de bem-estar. “Não adianta os pais estarem infelizes porque os filhos irão perceber”, diz o autor.


A difícil tarefa de manter o equilíbrio na frente dos filhos


No momento da separação as emoções estão à flor da pele. No entanto, neste período, em que uma, ou ambas as partes, estão mais desequilibradas emocionalmente, é que se torna mais necessário uma racionalização e organização do que vai ser a vida a partir da separação. “Neste momento tão difícil o pai e a mãe tem que ter energia para criação das regras que irão permear a relação entre esses dois ex-cônjuges por muitos e muitos anos”, explica Wettreich. Segundo ele, a definição de um contrato de separação exige algumas determinações importantes, tais como: tipo de guarda, valor da pensão e período de visitação. Além disso, é preciso criar as regras de educação que devem ser comuns em ambos os lares com informações simples como horários de alimentação, tipos de alimentação, horário de dormir, entre outros. O autor também sugere a criação de uma carta de intenções, que seria um documento sem valor legal, mas que serviria como referência para que ambas as partes fiquem confortáveis sobre a educação dos filhos. “É importante que o ex-casal invista na separação. Isto significa gastar tempo, energia e boa vontade em atos que visam o desenvolvimento do maior bem que ambas as partes do ex-casal possuem, ou seja, a felicidade, caráter e amor de seus filhos”, aconselha Wettreich.

[1] http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,AA1386365-5606,00.html

O autor: Marcos Wettreich é pai separado, empresario e escritor. Uma das maiores personalidades do mercado de internet no Brasil, recebeu o premio de Empreendedorismo do Ano da Ernst & Young em 2000. è fundador e idealizador do iBest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário